Holi Festival – A festa indiana das cores

Organizamos viagens de mulheres para a Índia. Veja aqui o próximo roteiro e viva essa experiência.

 

DCIM111GOPROG1702119.JPG

O Holi celebra a chegada da primavera na Índia, mas não é só isso, ele está ligado a uma lenda hindu, de triunfo do bem contra o mal, de Prahlad sobre a sua irmã Hólika. É uma vitória do deus Krishna.

O Holi é um dos principais festivais da Índia e a cada ano ganha mais países adeptos da celebração. Exemplo disso é o próprio Brasil, onde em algumas cidades, em setembro, as festas com pó colorido atraem milhares de pessoas.

Nesse dia, que muda de data todo ano, milhões de indianos vão às ruas celebrar. A festa começa na véspera, quando uma fogueira é acesa, terminando na tarde do dia seguinte. Muitos turistas se juntam a essa multidão e pelo segundo ano seguido eu estava entre eles.

Meu primeiro holi, ano passado, foi em uma cidade tranquila, chamada Rishikesh. Depois fui para uma das maiores comemorações: Pushkar. A cidade reúne milhares de turistas e indianos que dançam ao som de música eletrônica, jogando pó e água uns nos outros, gritando Happy Holi até para as vacas e cachorros.

Uma opção é observar a festa nos terraços dos restaurantes, comecei assim, mas não aguentei, a energia contagiante me fez descer e mesmo sozinha me juntar à muvuca. Quando percebiam que eu estava sozinha, grupos de indianos ou estrangeiros faziam questão de me integrar à turma.

O Holi é comemorado em toda Índia, a festa de Pushkar é uma das mais comerciais, com público jovem e baladeiro. Alguns lugares ainda mantêm a tradição mais espiritual, como por exemplo, Mathura e Vrindavan. Já no sul, a cidade de Hampi é a que atrai os turistas, em especial mochileiros.

 Mais do que uma festa, o Holi celebra a chegada da primavera e das cores, a vitória do bem contra do mal, do amor sobre o ódio e da vida sobre a morte.

DCIM111GOPROG1702119.JPG

*Gilsimara Caresia,  proprietária da agência GirlsGo Viagens para Mulheres

Abrir bate-papo
Fale conosco por Whatspp.