O Holi é um dos principais festivais da Índia e a cada ano ganha mais países adeptos da celebração. Exemplo disso é o próprio Brasil, onde em algumas cidades, em setembro, as festas com pó colorido atraem milhares de pessoas.
Mas você sabe onde tudo surgiu?
O Holi celebra a chegada da primavera na Índia, mas não é só isso, ele está ligado a uma lenda hindu, de triunfo do bem contra o mal, de Prahlad sobre a sua irmã Hólika. É uma vitória do deus Krishna.
Nesse dia, que muda de data todo ano, milhões de indianos vão às ruas celebrar. A festa começa na véspera, quando uma fogueira é acesa, terminando na tarde do dia seguinte.
Muitos turistas se juntam a essa multidão e pelo segundo ano seguido eu estava entre eles.
Meu primeiro holi, ano passado, foi em uma cidade tranquila, chamada Rishikesh. Optei por esse lugar, pois a celebração é pequena e me disseram que era perigosa para mulheres estrangeiras sozinhas.
Neste ano resolvi arriscar mais e fui para uma das maiores comemorações: Pushkar. A cidade reúne milhares de turistas e indianos que dançam ao som de música eletrônica, jogando pó e água uns nos outros, gritando Happy Holi até para as vacas e cachorros.
Uma opção é observar a festa nos terraços dos restaurantes, comecei assim, mas não aguentei, a energia contagiante me fez descer e mesmo sozinha me juntar à muvuca. Quando percebiam que eu estava sozinha, grupos de indianos ou estrangeiros faziam questão de me integrar à turma.
Não me senti ameaçada e não tive nenhum incidente, embora a festa seja conhecida pelo uso exagerado de álcool e do bhanglassi, iogurte misturado com cannabis, que é legalizado para datas especiais como esse festival.
O Holi é comemorado em toda Índia, a festa de Pushkar é uma das mais comerciais, com público jovem e baladeiro. Alguns lugares ainda mantêm a tradição mais espiritual, como por exemplo, Mathura e Vrindavan. Já no sul, a cidade de Hampi é a que atrai os turistas, em especial mochileiros.
Esse foi meu segundo festival e já estou me preparando para o terceiro. Mais do que uma festa, o Holi celebra a chegada da primavera e das cores, a vitória do bem contra do mal, do amor sobre o ódio e da vida sobre a morte.
*Gilsimara Caresia, já viajou por mais de 70 países sozinha. Atualmente está dando uma volta ao mundo há 20 meses e compartilha sua viagem na página GirlsGo. Brasileira, jornalista, turismóloga, apaixonada por viagens e acredita que lugar de mulher é onde ela quiser